terça-feira, 15 de abril de 2008

Entrevista com Oscar Jansen

Esta entrevista já foi publicada no blog do amigo Raphael do Rio de Janeiro mas estou publicando novamente para dar início a uma série de entrevistas. A próxima será com Teemu Leino e outras virão, aguardem.



OSCAR JANSEN - Team Manager da Orion

Eu gostaria de apresentar você a todos, fale a seu respeito !

Olá a todos, meu nome é Oscar Jansen, apelido « Holandês Voador » pois nasci na Holanda. Eu trabalho na sede da TEAM ORION na Suiça (Genebra) há 10 anos como Gerente de pesquisas e desenvolvimento. Eu comecei nas corridas de R/C quando tinha 7 anos de idade e fiz do meu hobby minha profissão. Fui piloto por 20 anos, com muitos títulos como, 4 vezes campeão europeu nas classes 1/10 e 1/12.

Olhando 10 anos para trás vemos que hoje tem muita tecnologia e motores diferentes. O que você vê para daqui 10 anos no futuro ?

Haverá muita mudança, especialmente na tecnologia das baterias. Neste exato momento estamos muito ocupados com este novo desenvolvimento e vocês verão os resultados em breve. O mundo está mudando muito rápido e a industria do R/C precisa mudar rapidamente também. Este é um desafio difícil neste pequeno mundo do R/C, mas necessário.

Os motores brushless estão aqui pra ficar. Você acha que o mundial 2008 (IFMAR ISTC) será dominado pelos motores brushless ?

Eu não acho, eu tenho certeza....... motores escovados não tem mais chance.

Você acredita que os motores brushless irão dominar todas as classes (stock, 1/12, modified, etc) nas associações e nas competições IFMAR também ?

Já isto não tenho 100% de certeza. Simplesmente, porque com os motores brushless as baterias e speeds serão os mais importantes itens e os maiores problemas também. Os motores são apenas uma pequena parte do todo. Isto é uma coisa que nem todos entendem, pois motores brushless é uma tecnologia completamente diferente dos motores escovados. Com motores escovados, a corrente é regulada pelas escovas, tensão de mola, ponto, qualidade da escova e tamanho e pela qualidade do coletor do induzido.
Com motores brushless, todos estes parêmetros são controlados pelo speed e este speed é muito caro.

As regras da ROAR agora permitem o uso de baterias LiPo. Você acha que a EFRA e outros blocos irão aprovar as baterias LiPo também ?

Não tenho dúvida sobre isso. A partir de 2009 em diante !

As baterias LiPo podem ser uma realidade no mundial de 2010 então ?

Sim

O que você acha das baterias LiPo ?

No momento é a melhor tecnologia, contanto que os usuários sejam bem informados sobre como usar corretamente estes packs. E isso é exatamente o principal problema neste momento.

Com motores brushless e baterias LiPo a gente pode ir cada vez mais rápido com maior « runtime ». Na sua opinião, qual é o limite para o R/C ?

O problema hoje é o tempo de carga. Maior « runtime » também quer dizer maior tempo de carga. Nos estamos mudando isso neste exato momento. O ideal é ter uma bateria de 5000 mAh com tempo de carga por volta de 10 minutos.

Nos sabemos que você é o TEAM MANAGER da Orion. Na sua opinião qual é o melhor piloto atualmente ?

Hahaha....... boa pergunta ! Bom, cada piloto tem sua particularidade. Eu sempre digo, você precisa de um conjunto ara criar o melhor piloto. A primeira pergunta é : O que significa ser o melhor piloto ? Um que seja bom promocionalmente, bom em testes, com boa imagem, que seja de ajudar na pista, ganhe corridas, ganhe corridas constantemente, que seja um bom acertador de chassis, etc. Então, um conjunto de todas estas características seria : Atsushi Hara, Teemu Leino, Andrew Moore e Paul Lemieux.
Todos eles tem seus talentos e uma mistura destes 4 em apenas um piloto poderia ganhar qualquer corrida.

Em quem você vai apostar suas fichas no mundial de 2008 ?

Hoje, as corridas de TC são extremamente competitivas. Um mundial é apenas um flash momentâneo do R/C mundial. Qualquer um pode ganhar uma corrida antes do mundial mas não estar na Final A apenas por má sorte. Mas, este ano, eu diria que Hara, Moore ou Leino são os que tem melhores chances.

Existem várias marcas de chassis hoje em dia. Qual é a melhor marca na sua opinião ?

Muitos carros são parecidos e isso tem uma razão de ser. As tecnologias estão convergindo para o mesmo ponto por causa das regras. XRAY, Hot Bodies, Tamiya e Kyosho são muito parecidos e oferecem excelente qualidade por uma quantia justa.

Você envolvido em algum projeto neste momento ? Você poderia nos contar alguma coisa sobre ele ?

Sim, no momento sim. Eu não posso contar muito...... mas estamos fazendo algo com speed com certeza.

Seu site de R/C favorito é ?

Red R/C para notícias. Eu posso dizer um que eu NÃO gosto de jeito nenhum..... é o pesadelo da industria do R/C que seria o RC Tech

A ultima pergunta. O que você sabe a respeito do Brasil e do R/C brasileiro ?

Do Brasil eu sei bastante coisa, do R/C brasileiro praticamente nada. As únicas notícias do R/C brasileiro que tenho, recebo de você Salinet. Infelizmente, pouca notícia da América Latina chega aqui pra gente, é uma vergonha na verdade.

Oscar, obrigado pela sua atenção. Você foi muito gentil respondendo as perguntas. Alguma mensagem a mais para o pessoal ?

Eu realmente gostaria de ver mais coisa de R/C vinda do Brasil. E com isso, digo mais pilotos nos eventos internacionais. Eu acho que entrar neste mundo através do compartilhamento de informações é a chave do sucesso. Mas, eu aprendi que a gente só entende bem as informações quando estamos vendo com nossos próprios olhos. Então, por favor venham com mais frequência......... eu desejo a todos boa sorte nas corridas e quem sabe a gente se veja nas pistas !

Entrevista feita por Flávio Loures Salinet – FS MODELSPORT

Nenhum comentário: