quarta-feira, 30 de abril de 2008

O que vai ser daqui pra frente?

Todos já viram que a Orion está laçando as baterias 5300 SHO, também irão ter as 4600 e 4200 SHO e além de todas estas Ni-MH temos as baterias LiPo 3200, 3600 e 4800.

A Trinity lançou recentemente sua bateria LiPo de 4800 mAh ou seja, mais uma opção no mercado. E ainda temos muitas outras marcas com LiPo e a gente aqui...... sem saber o que fazer.


Ano que vem iremos de LiPo ou Ni-MH? Os 1/12 até são, por enquanto, limitados às Ni-MH mas os chassis 1/10 já estão se adaptando para usarmos as LiPo. A Orion está até lançando uma bateria LiPo de 11.1 volts (3S) e esperem por mais pois os carregadores deles já vem preparados para baterias superiores a esta.

Será que está na hora de começarmos a pensar na compra de LiPo Sacks? Acho que é inevitável o uso das baterias LiPo nos nossos campeonatos estaduais e nacionais. Parece que agora esta bateria chegou para ficar assim como os motores brushless!

Isso é lindo, tecnologia, é uma coisa impressionante. Lembro que em 2004 ainda usávamos baterias Ni-MH que eram as novidades (3300 mAh) e motores com carvão com o velho problema da manutenção. Hoje andamos com baterias 4200 no minimo, Ni-MH já não é novidade e baterias LiPo já se encontram no meio da gente.

Dar passe hoje é coisa de algumas religiões e carvão a gente só usa no churrasco de domingo. Estamos no século 21, usamos motores que não precisam de manutenção e com baterias que não tem memória e nem esse lance de equalização (em breve equalizador será apenas um aparelho para o som de casa ou carro).

Então podemos concluir que evoluímos bem no R/C elétrico, nossas baterias estão melhores, nossos speeds são o que há de bom, nossos motores são coisas estúpidas impondo respeito até no pessoal do nitro mas....... nossos carros?

Este é o problema, podemos andar mais rápido, mais leve e por mais tempo porém nossos carros aguentam tudo isso? Ainda usamos correias que usávamos em 2004 com aquele tal de motor com carvão, nossas polias continuam as mesmas, nosso dinheiro está mais difícil de conseguir..... mais uma vez pergunto: E agora José?

As LiPo chegaram pra ficar, as Ni-MH vão permanecer no mercado por muito tempo ainda. Só nos resta duas opções:

1) Escolher por extrema performance, velocidade, desgaste prematuro de peças e alto gasto financeiro ou

2) Boa performance, velocidade moderada, desgaste normal de peças e apenas um gasto financeiro estável.

Vocês que escolhem! O que vai ser pessoal?

Nenhum comentário: