segunda-feira, 2 de junho de 2008

O que esperar do Vortex Race?

Primeira coisa positiva é que agora os motores Vortex 2008 vem com cabo de sensor. Isso já é uma boa notícia. Para quem, como eu, gosta de adesivo a linha 2008 também vem com uma pequena cartela de adesivos da Orion.




O motor vem com um novo logo n0 colar central do corpo do motor e, logo da Orion na tampa do Timing. A estética do motor é muito linda.
A apresentanção do motor melhorou muito inclusive no aspecto de embalagem e placa para solda dos fios.
O conjunto de parafusos que fecha o motor agora é um allen 2.5mm com rosca 4mm.
Antes já era bom com allen 2mm mas com o 2.5mm a chance de ter problema como espanar, etc é muito menor. São nos detalhes que a gente vê a qualidade do motor Orion.




A placa de solda das fases também feita agora por um novo material ao invez da antiga placa de baquelite. Esta nova placa tem um revestimento isolante e toda perfurada.
Com certeza fizeram um motor pensando ainda mais na perfirmance e baixa temperatura de trabalho.
Os outros aspectos do motor a primeira vista não mudaram muito não. Podemos ver ao fundo a placa de circuito do ponto e os diodos. Nada muito diferente dos Vortex anteriores.
A primeira vista né! Deve ter algum segredo que não contam.






Uma das melhores notícias deste novo motor é a visível mudança no tamanho do rolamento do motor o que proporciona maior durabilidade e tempo de vida.
Antes a substituição já era quase desnecessária agora então a performance vai melhorar muito e com um durabilidade ainda maior do material e rolamentos.




Outro detalhe que não vai influenciar a performance do motor mas facilitar um pouco nossa vida é a nova vedação do rolamento da tampa do timing.
Agora, não é preciso remover a tampa para lubrificar o rolamento basta remover a borracha de vedação, lubrificar o rolamento e recolocar na tampa no lugar.
Remover é fácil mas recolocar a borracha de vedação é um trabalho de paciência.
Os parafusos da tampa de ponto também mudaram. Era muito fácil espanar os parafusos do modelo anterior que usava chave 1.5mm agora a tampa usa chave 2mm, muito melhor e com menos chance de problemas.




Novo rotor com magneto mais forte o que vai melhorar muito a performance e resposta do motor. Agora, a ventuinha de refrigeração é incorporada no rotor do motor.
A temperatura de trabalho da nova linha de motores Orion é muito baixa. E motor frio desenvolve maior potência.
Agora o que me chamou mais a atenção é o tamanho do motor. Os motores brushless sempre foram conhecidos pelo seu tamanho exagerado e pelo seu enorme peso. Os sistemas brushless eram muito pesados dispensando assim qualquer peso adicional no chassis. No momento os speeds evoluiram e agora a Orion, com o novo Vortex 2008 pensou na potência e peso. O Vortex Race é pelo menos uns 3mm menor em comprimento do que os Vortex da linha anterior e sensívelmente mais leve ainda assim continuam obedecendo todas as regras ROAR, EFRA e IFMAR. Comparando com outros motores como Hacker, Mamba, LRP e Novak também pudemos notar a diferença em tamanho.
Agora falando de performance, este motor da foto é um Vortex Race 7.5 que coloquei no 1/12 no lugar do modelo antigo do Vortex 10.5. O que posso dizer além da diferença de velocidade, é claro, com o 7.5 no carro a impressão é de que o motor é menor uns 4 ou 5mm ficou muito menor, mais leve e mais fácil de instalar. O motor vira silencioso e com uma potência bem progressiva, firme e constante.
Com certeza é um motor que deve ocupar a lista de compra de todos nós hobbystas, competidores e amantes do Hobby. Trouxe alguns 7.5 e alguns 10.5 da nova linha felizmente pra mim e infelizmente para os interessados..... os motores praticamente acabaram. Tenho no momento 2 motores Vortex Race 10.5 a venda ainda, interessados entrem em contato diretamente comigo. Aceito encomenda de outros modelos por favor entrem em contato comigo por e-mail.
Iremos ver os motores Race 7.5 nos dias 14 e 15 de junho no brasileiro de stock se puder estarei lá dando um suporte para os usuários destes motores e espero anunciar aqui a excelente performance dos motores após o brasileiro. É isso aí, a Orion trazendo a evolução mais perto de você!

Nenhum comentário: