terça-feira, 3 de junho de 2008

EFRA contra pirataria!!!

A EFRA mandou um comunicado a todos os praticantes do hobby sobre o ocorrido no "Campeonato Europeu 'B' " que foi sediado duas semanas atrás na Austria.

O incidente em questão ocorreu por causa da descoberta de um número significante de cópias da popular Central Lola (Bolha ao lado) que estavam sendo usadas pelos competidores que compraram as bolhas na loja da pista sem saber da fraude.

Estas bolhas são muito parecidas com as originais, podemos dizer que são uma cópia exata das originais tendo até o número de homologação da EFRA das originais. A EFRA já colocou um adendo dando como ilegal o uso destas bolhas e está tomando as devidas precauções contra o fabricantes das cópias.

O secretário de pista da EFRA, senhor Sander de Graaf, mandou a todos uma carta expressando todo o descontentamento sobre o ocorrido. Segue a tradução da carta a seguir:

" Caros Amigos do Esporte,

Semana passada durante o EC-B em Kirchberg, Austria nós descobrimos que a bolha homologada pela EFRA, código 31490 da Central foi copiada e estava sendo vendida por preço baixo em algumas lojas da Austria. Naquele momento nós não tinhámos provas concretas de quem era o fabricante das cópias, porém nós temos sérias suspeitas de uma compania italiana. Como o fabricante da bolha pagou uma taxa pela homologação da bolha não é justo que outra compania obtenha vantagem e simplesmente copie a bolha e tente ganhar dinheiro com isso.

A bolha pode ser reconhecida pois os detalhes não são tão bons quanto os da bolha original e o número de homologação é difícil de ser lido. A cópia também é 3 a 4mm menor que a original.

No próximo evento EFRA nós iremos verificar com muita atenção as bolhas e checar se há mais alguma bolha copiada desta forma. O uso desta bolha em corridas homologadas pela EFRA é proibido e os pilotos que usam estas bolhas serão aconselhados a usarem a verdadeira bolha homologada.

Já que o nome EFRA é protegido por lei nós iremos procurar aconselhamento jurídico e tentar achar quem é o fabricante desta cópia. Se necessário iremos tomar medidas legais contra este fabricante.

Além do mais nós descobrimos também que alguns tanques de 125cc durante a corrida ficavam maiores isto devido ao plástico usado, porém se o calor está aumentando o tanque deste jeito (cerca de 2 a 3cc) a EFRA não pode aceitar isso pois significa que os pilotos podem obter vantagem da tolerância mencionada nas regras. Se durante a inspeção técnica é descoberto que o tanque é muito maior, o mesmo não vai ser medido uma 3ª ou 4ª vez depois de 20 minutos do primeiro teste. Isto não seria justo. Pensem nisso e tenham certeza que você não está correndo no limite.

Atenciosamente, Sander de Graad

Secretário de pista - EFRA 1/8"

Nenhum comentário: