terça-feira, 17 de junho de 2008

LiPo e Reguladores de voltagem!



Com a chegada das baterias LiPo até os carros nitro estão se beneficiando desta nova tecnologia.

As empresas estão lançando também baterias LiPo para receiver e o maior benefício destas baterias é o tempo de carga, confiabilidade e peso muito menor que as Ni-MH.

Mas digo confiabilidade das baterias LiPo com Hard Case qualquer outra não me passa nenhuma confiança em aconselhar o uso. Lembrem-se que estão lidando com algo explosivo e instalado abaixo de um tanque de nitrometano e metanol.

Tomem cuidado com suas escolhas. Minha indicação é o uso da bateria da Orion que estará em breve a venda.

Agora, por que o uso dos reguladores? As baterias LiPo tem uma voltagem nominal de 7.4V com um pico após carga de 8.4V e isso pode queimar seu receiver e até servos se não forem os adequados.

Antes de comprar uma bateria LiPo veja com o fabricante do seu rádio através do manual do proprietário ou direto com o representante do mesmo se o receiver do seu rádio suporta as voltagens mencionadas assim como se os servos também podem ser usados com estas voltagens.

Caso não possa exceder os 7.2V então é necessário o uso de um regulador de voltagem e é nessa hora que temos que escolher.

Existem dois tipo de reguladores, aqueles que são simplesmente uma placa de circuito envolto em um termo-retrátil e o regulador que a Orion está lançando junto com sua linha de LiPo. O primeiro é frágil, precisa ser instalado e manuseado de um modo mais cuidadoso já o regulador da Orion vem em um Hard Case também o que ajuda muito no manuseio, instalação e vida útil do equipamento.

Fiquem atentos e façam a escolha certa! Em breve a FS MODELSPORT terá acesso aos produtos Orion para venda.

Nenhum comentário: