quarta-feira, 25 de junho de 2008

Qual bateria Ni-MH, LiPo? Que nada!

Enquanto estamos todos discutindo, votando e falando sobre qual bateria usar em 2009 em nossas competições podemos estar esquecendo outras alternativas.

Devemos usar Ni-MH ou LiPo? Que tal nenhuma das duas? Qualquer uma destas alternativas leva no mínimo 40 minutos para carregar.

Não sei se todos aqui lembram da entrevista feita por mim com o Oscar Jansen, Team Manager da Orion. Na mesma entrevista ao ser perguntado sobre o limite do R/C ele fala que estavam tentando desenvolver uma bateria que andasse tando quanto as atuais mas carregasse em torno de 10 minutos lembram?

Pois é, acho que descobri qual é a linha de baterias que a Orion está pesquisando, são as baterias LiFePo4 -Lithium Iron Phosphate. Uma técnologia que nós dá menor voltagem, 6.6V mas que oferece uma corrente de descarga maior e tudo isso sem o perigo de explosões e incêndios. Com estas baterias podemos andar forte, por mais tempo e ainda com mais segurança.

Algumas especificações do pack da foto:
Modelo: 6.6V 4600mAh 30C A123
Dimensão: 140mm x 55mm x 27.5mm
Peso: 330g
Voltagem: 6.6V
Capacidade: 4600mAh
Taxa de descarga constante: 30C
Tipo da bateria: LiFePo4
Número de células: 4
Configuração: 2S2P
Corrente de descarga máxima: 30C
Pico de descarga máximo: 60C
Corrente constante máxima: 69A (138A pico)
Conector: Deans & Balance
Precisa de carregador especial para bateria LiFePo4.
Precisa de ESC capaz de regular a voltagem de corte (cut off) menor que a de bateria LiPo
Pode ser usada em TC e Trucks
Tempo de carga: Alcança 100% de carga em menos de 15 minutos.
Mais segura, não pega fogo e nem explode
Vida útil duas vezes maior e 50% a mais de potência do que as LiPo

Quem quiser já pode comprar uma bateria destas e um carregador capaz de carregá-la mas acredito que com o tempo iremos ter carregadores melhores e mais avançados. Assim que esta técnologia ficar mais difundida as grandes empresas irão voltar seus olhos para estas baterias desenvolvendo novos carregadores. Aposto que a Orion já está fazendo isto neste exato momento e o Oscar Jansen nos deu essa dica.

Para aqueles que como eu tem interesse em saber mais sobre esta nova técnologia, segue aqui um site onde podemos encontrar informações de como e onde surgiu, o porque surgiu e muitas informações técnicas sobre esta bateria. Minha opinião era que as LiPo eram o futuro agora mudoum, acho que LiPo é passado, o futuro é LiFePo4 com certeza. Leia mais a respeito neste site.

Nenhum comentário: