quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Evolução ou sonho?

Eu não havia ouvido falar disso antes mas, em 13 de abril de 2007 uma empresa chamada Horizon Fuel Cell lançou uma nova tecnologia para o Rádio Controle escala 1/10.

O nome dessa nova surpresa era "H-Cell" e com esta tecnologia a empresa levaria o R/C a um novo patamar. O que é o "H-Cell"? É um sistema de célula de combustível desenvolvido para o R/C elétrico. O kit do "H-Cell" foi lançado primeiramente para o Tamiya TT-01.

Também está disponível um sistema de reabastecimento que usa hidrogênio industrial que custa apenas US$1500.00. Será que é por isso que nunca vi e nem ouvi falar deste sistema?


O kit vem completo com uma célula de combustível de hidrogênio e uma bolha adaptada com visual futurista.

O coração do sistema combina um compacto cooler, um moderno sistema de célula de combustível e um tanque em escala que pode armazenar de um modo extremamente seguro um volume de hidrogênio que pode chegar a 30 litros em estado sólido.

Com este sistema "H-Cell" os hobbystas mais apaixonados podem transformar seus carros em futurísticos carros com emissão zero de poluentes. A velocidade gerada pelo sistema não é atraente para pessoas que como eu, gostam dos modified, mas para quem quer andar por um tempo maior que 5 a 6 minutos, este sismtema tem uma autonomia de apenas 60 a 70 minutos.

A empresa lançou este sistema pensando em criar uma nova categoria mas agora, passados mais de 1 ano não tenho conhecimento de tal categoria. A idéia é muito boa, quem sabe se for guardada na gaveta por enquanto e aprimorada mais um pouco pode ser o substituto dos carros NITRO de hoje em dia pois as leis estão afunilando o uso de motores 2 tempos e o barulho também vem sendo um alvo de regulamentações da IFMAR.

Vamos ficar atentos, quem sabe daqui alguns anos existirá uma categoria única onde as pessoas ainda possam correr finais de 60 minutos sem a necessidade de reabastecimento, sem sujeira e completamente dentro das normas que irão surgir sobre poluição ambiental e até mesmo a poluição sonora. Mais uma pequena coisa deve ser pensada.... será que nosso bolso acompanha tanta evolução no R/C?

Fonte: Gizmag

Nenhum comentário: