terça-feira, 5 de agosto de 2008

E agora, é só LiPo?

A Fantom Racing está lançando esta bateria LiPo 3800 mAh 7.4V 25C. E no anúncio deles além de dizerem que fornecem produtos de qualidade por 13 anos, também afirmam que a tecnologia das baterias LiPo vem sendo o carro chefe da indústria do R/C para competidores e hobbystas.

Aqui mesmo já divulguei o lançamento de muitas empresas com baterias LiPo entre elas Reedy, Intellect, Corally, Orion, Checkpoint, etc.

Agora estou mais uma vez divulgando outra empresa que está entrando neste mundo das LiPo e a questão é, a LiPo definitivamente veio para ficar e já está batendo à nossa porta. Acredito que ano que vem a IFMAR irá liberar o uso das LiPo com Hardcase, a ROAR já o fez. Nossos amigos do Rio de Janeiro já estão usando LiPo acho que agora é questão de tempo para haver um domínio dessas baterias tanto para hobbystas como para pilotos.

Em conversa com o presidente da Orion já fiquei sabendo que a empresa nem cogita a idéia de usar as novas LiFe pois estão desenvolvendo suas baterias LiPo para terem maior runtime e tempo de carga menor. O mesmo ainda me informou que as novas Platinum II Edition 5000 mAh já podem ser carregadas a 10A sem problemas isso na teoria nos dá um tempo de carga de 30 minutos com 100% de carga mas lembrem-se que a LiPo já é efetiva com 90% de carga. Este tempo então pode cair para 20 a 25 minutos.

Com uma LiPo da Orion, uma 4800 mAh e com um motor Orion 4.5 eu consegui um runtime de 13 minutos na pista do Thalia. Para quem não conhece tem uma foto área da pista logo abaixo. E usando um motor stock, andei 20 minutos. Em ambos os casos poderia andar mais porém parei pois o speed que usava na época não tinha cutoff e isso poderia danificar a bateria.


Então vamos começar a conversar a respeito das mudanças. Aqui em Curitiba sinto que todo mundo vai partir para LiPo e existe uma idéia de se fazer corrida de modified com 10 minutos de duração. Já foi feita um enquete sobre a bateria para 2009 e deu LiPo ROAR Legal para 2009. Cabe ao pessoal que decide aprovar a idéia e confirmar nosso desejo. Pessoalmente achava as LiFe o caminho mas ao conversar mais profundamente com o dono da Orion os argumentos dele me levam a apoiar as baterias LiPo para 2009.

Fonte: FS MODELSPORT e Fantom Racing

Nenhum comentário: