quinta-feira, 28 de agosto de 2008

XRAY - Colunas 21 e 22 no ar!

Juraj Hudy vem publicando suas colunas e hoje, liberou as colunas número 21 e 22. A 21 fala sobre o Euro de off-road e a 22 sobre o Euro de on-road elétrico. Vou falar mais do elétrico desta vez pois é mais a minha praia.


Nessas horas que vemos como a XRAY se tornou uma empresa grande em tão pouco tempo. Quem ganhou o Europeu foi a Tamiya com seu TRF 416 mas lembrem-se..... a XRAY tem apenas 8 anos de vida e luta contra empresas que já são maiores de idade como Tamiya, Associated, Kyosho, etc. Para se prepararem para o Europeu eles fizeram o mesmo layout do circuito de valência na pista indoor da fábrica e nela, testaram novos protótipos de peças.

Como a parte de geometria do T2'008 foi completamente aprovada, Hudy foi em busca de outros meios para obter uma performance melhor. E aonde mais poderia obter resultados senão aliviar o peso, diminuir a massa de partes móveis. Começaram com testes no blocado dianteiro que seria usado e depois de muitas frustrações, fizeram o outdrive de alumínio mas o uso dos caps voltou a ser necessário. Redução de 17% do peso!


Outro item que foi aliviado foi o outshaft que continuou sendo fabricado com o famoso "Hudy Spring Steel" mas nesta nova versão a peça ficou 35% mais leve. Estas modificações de blocado mais leve e outshaft mais leve diminuiram em muito a vibração que existia usando o blocado e que os proprietários de T2 e T2'007 notam facilmente.


Para finalizar esta busca por diminuição da massa móvel foram fabricados estes novos dogbones em alumínio que acarretaram em uma peça 38% mais leve que a original de "Hudy Spring Steel". Mas se tornou uma peça mais frágil e que em colisões frontais fortes podem entortar com mais facilidade. Então, é recomendado que se use este dogbone de alumínio apenas na traseira do carro.

Mas mesmo com estas modificações o título escapou da XRAY novamente.... quem sabe escape o Europeu para vir o título mundial! Isso só iremos saber em novembro deste ano.

Fonte: XRAY

Nenhum comentário: