quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Desde os primordios até hoje em dia.......

Em 1996 algumas pessoas conseguiram realizar um sonho antigo, ter novamente uma pista de Radio Controle aqui em Curitiba. Após algum tempo sem pista alguns amantes do R/C se reuniram começaram a andar em pátio de mercado e logo após fundaram a CAAR - Curitiba Associação de Automodelismo Radiocontrolado.

Eu estava lá em 1996 e participei do início da CAAR. Tinhámos uma pista muito ondulada no início e foi preciso um recapeamento que resultou em uma pista lisa e muito boa. Nesta época não tinhámos geral, apenas um barranco e nossos boxes eram carretéis de fio industrial fornecidos pelo presidente na época, Ronaldo Assumpção.

Em 1998 compramos o nosso sistema de cronometragem e em fevereiro daquele mesmo ano fizemos uma copa verão. E o primeiro campeão foi Aurélio Siu Hang (China) seguido por Flávio Salinet e Marcelo Gubert. Corríamos com carros 235mm o 1/10 da época, tração traseira apenas. Eram carros como este da foto.

Em 1998 mesmo, realizamos o primeiro campeonato Paranaense da CAAR com 10 etapas (de março a dezembro) e foi com este campeonato que começamos a tradição de entregar os troféus em um jantar de confraternização sempre em dezembro. O primeiro campeão Paranaense nas pistas da CAAR foi Flávio Loures Salinet, seguido por Aurélio Siu Hang e Marcelo Gubert.

Bons tempos aqueles, foram-se 10 anos e para comemorar segue um video da 6ª etapa do Campeonato Paranaense de 1998. A qualidade não é a melhor pois foi retirado de uma fita VHS judiada pelo tempo e passado para DVD. Espero que gostem de ver um pouco da história da CAAR.

Para se ter uma idéia os carros usavam motores .15 com cerca de 1.5 HP, hoje nossos motores dos 1/10, os famosos .12 chegam a 1.6HP e com tração nas 4.... hoje com 1/10 PRO 12 conseguem virar tempos melhores que nossos 1/10 de 1998.

É a evolução do R/C. Os motores da época era parecidos com estes da foto mas em 1998 era carburador de nylon (corpo preto).

Abaixo o tão mencionado video do campeonato.




Nenhum comentário: