sexta-feira, 10 de outubro de 2008

História.....o pai dos brushless!

Nem todos sabem, mas o cara que pode ser chamado de pai dos motores brushless é um senhor chamado Nikola Tesla, Sérvio de nascimento e mais tarde cidadão americano.

Nikola Tesla foi o desafeto de Thomas Edison que é mais conhecido mas o cara que revolucionou a eletricidade e os motores elétricos foi este engenheiro elétrico pouco conhecido.

Tesla nasceu em 10 de Julho de 1856 e morreu em 7 de Janeiro de 1943.

Inventor de sucesso, excelente mecânico e um grande engenheiro elétrico! Foi Tesla que inventou o nosso sistema de transmissão de eletrecidade usado até hoje.

Thomas Edison inventou o sistema de corrente constante que era ineficiente pois parte da energia era perdida durante a transmissão por causa da resistência dos fios.

Tesla inventou a corrente alternada que era e é bem mais eficiente na transmissão de energia. Em 1882, Nicola Tesla começou a usar vários aparelhos com campos magnéticos rotátorios e inventou em Paris um motor elétrico chamado motor de indução.

Em 1888 recebeu a patente de todos estes inventos e foi aí que nasceu o nosso motor brushless que nada mais é do que o velho motor de indução.

O motor brushless funciona da seguinte forma, um rotor tem campos magnéticos "N" e "S" e ao redor, por dentro da carcaça do motor existem as bobinas que podem ter seu campo magnético alterado pela passagem de energia.

Campos iguais se repelem e isso causa a rotação do rotor por indução. A sequência deste movimento que faz o motor girar. Com o tempo, foi apenas aperfeiçoado mas o velho motor de indução hoje é chamado por nós de motor brushless.

Nikola Tesla, pai dos motores brushless e mais, podemos dizer que ele foi o pai do Radio controle pois durante a guerra invetou para o exército americano um barco de controle remoto mas isso é outra história.

Obrigado Tesla, meu R/C agradece o motor brushless que faz ele voar baixo! Todos nós agradecemos pela sua invenção.

Fonte: Wikipedia.

Um comentário:

Anônimo disse...

ele era um engenheiro eletricista, não engenheiro elétrico...