terça-feira, 14 de outubro de 2008

Qual é o equivalente?

Todos sempre quiseram saber qual era o equivalente dos óleos WT com relação aos CST. Na verdade não existe uma equivalência e sim uma comparação. São dois sistemas diferentes de medição onde o CST leva em consideração mais fatores que influenciam a densidade do silicone então, pode-se dizer que o CST é mais preciso.

CST é uma sigla mundial que quer dizer "Centi-Stokes" e os óleos de diferentes marcas podem ser comparados e devem ser equivalentes. Um silicone da XRAY 600 cst deve ser igual a um 600 da Mugen ou outra marca qualquer. CST é uma convenção mundial.

WT ou W é uma nomenclatura dos EUA, como eles gostam de ser diferentes inventaram esta nomenclatura.

A sigla WT significa WEIGHT e o silicone de uma marca não é necessariamente equivalente a outra. Então, se você usa um silicone 35WT da Serpent não quer dizer que o 35WT da XRAY vai ser igual. Um silicone WT envazado em um ambiente com temperatura X é menos ou mais denso do que um silicone envazado em um local Y com outra temperatura ambiente. A temperatura ambiente influencia em muito a classificação WT.

O melhor é manter um padrão, se você usa WT fique com esta classificação e procure manter sempre a mesma marca de silicone. Se usa CST não se preocupe, pode variar as marcas que não deve ter problema.

A XRAY fornece este quadro para uma simples referência não esqueça que não há equivalência entre CST e WT e nem mesmo entre WT de uma marca e outra.

Imagem: TEAM XRAY

Nenhum comentário: