sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Fio! Qual fio?

Sempre que compramos um speed, uma bateria ou outro equipamento no manual vem qual fio usar mas o padrão utilizado é o AWG (American Wire Gauge) e como este padrão americano sempre nos confunde qual fio é o correto? Será que aquele fio que tenho em casa é o certo?

Muitas vezes o fio que temos em casa, fora da embalagem não tem nada escrito.... e agora, como saber qual é a medida do fio? Para esclarecer suas dúvidas temos a tabela acima e agora saber qual fio usar e qual não usar fica bem mais fácil. Geralmente as empresas pedem o uso de fios 12AWG ou 13AWG no speed (ESC).

Mas apenas verificar qual fio é mais grosso ou medir a parte externa com o páquimetro não é correto pois a medida 12, 13 ou 14AWG é do cabeamento, do fio propriamente dito e não da parte externa.

Um fio 12AWG pode ter um diâmetro externo "X" e um 14AWG um diâmetro externo "2X" mas isso não quer dizer que o fio (cabeamento) é mais grosso e sim que o silicone, o isolante externo tem uma espessura maior.

O padrão AWG refere-se ao cabeamento sendo assim, você tem um fio em casa e não sabe qual é basta medir o diâmetro do cabo sem o silicone externo e pronto..... deu 2mm é um fio 12AWG, deu 1.8mm é um fio 13AWG e se der 1.6mm é um fio 14AWG. Lembrete, a tabela acima está arredonda. Por exemplo: O 12AWG dá exatos 2.053mm mas não tem erro.

Você pode ver na tabela que além do diâmetro tem a resistência de cada fio. Falar sobre a resistência seria se aprofundar demais no assunto então segue apenas uma rápida explicação sobre a resistência do fio.

A resistência varia inversamente ao diâmetro do fio, quer dizer que a resistência é maior à medida que o diâmetro do fio diminui ou seja, um fio fino tem uma resistência maior do que um fio grosso do mesmo material e vice-versa, aumentar a espessura do fio irá diminuir a resistência, permitindo que mais corrente elétrica passe por ele.

Só não esqueçam que a resistência também aumenta com o comprimento do fio sendo assim, fio longo terá maior resistência que um fio curto. Agora com esta breve explicação e com a tabela acima você pode trabalhar melhor o fio de suas baterias e speed.

Aplicando isto nos carros elétricos modified, um fio com menor resistência é o ideal pois os motores modified puxam alta amperagem mas tudo tem um limite, procure ficar entre fios 12AWG e 14AWG pois fio grosso demais ou fino demais também vai influenciar na sua tensão. Como em nossos carros a tensão é constante, podemos somente perder usando bitolas erradas então fiquem atentos aos fios que compram.

Regra geral:

Stock - preferência para 14AWG podendo usar o 13AWG
Modified - preferência para 12AWG podendo usar o 13AWG.

Agora, sabendo de tudo isso boas compras e sucesso com seu carro elétrico.

Nenhum comentário: