quarta-feira, 4 de março de 2009

Alexander Hagberg responde!

Alexander Hagberg é piloto da XRAY, Sueco e pela primeira vez foi TQ em um grande evento internacional em Janeiro deste ano, o DHI CUP. Alex deu uma entrevista para nós da FS MODELSPORT MZ. Vamos a ela:

1) Nós gostaríamos de apresentar você aos pilotos brasileiros. Nos conte um pouco sobre você.
Meu nome é Alexander Hagberg. Eu tenho 19 anos de idade e minha ambição é me tornar o piloto de Touring Car número 1 do mundo.

2) Qual é o seu objetivo nas corridas de R/C? Olhando daqui 10 anos no futuro onde você espera estar?
Eu quero ser um piloto profissional em não apenas uma classe mas em várias. Talvez 1/10 GP, 1/8 Buggy e outras.

3) Qual era a sua idade quando começou no R/C e quem foi que te colocou nesse nosso hobby?
Eu comecei a correr em minha cidade com 10 anos. Quem me colocou nessa foi um vendedor da loja local de R/C.

4) Você pretende correr com carros nitro também? Você já pilotou um carro nitro?
Eu corri com 1/10 GP alguns anos atrás mas não corro mais pois realmente não tenho tempo para isso. Porém este ano irei participar de algumas corridas na Suécia com o XRAY NT1.

5) Agora a ROAR aprovou baterias LiPo. Você acha que a EFRA fará o mesmo logo? Você já testou as baterias LiPo?
Eu ainda não testei as baterias LiPo. Eu tenho certeza que nós iremos usar as baterias LiPo nas corridas da EFRA já no ano que vem (2010).

6) O que você acha do conjunto baterias LiPo com motores Brushless?
Ambos são tecnologias de primeira que fazem as corridas mais fáceis, baratas e convenientes. O único problema é, talvez, que com a LiPo teremos potência demais em relação às baterias de 5 células Sub-C.

7) Fizemos uma pergunta ao Teemu Leino e ao Oscar Jansen. Iremos repetir a mesma pergunta para você. Com os motores brushless e as baterias LiPo podemos ir mais rápido e por mais tempo. Então, na sua opinião qual é o limite para as corridas de R/C?
Eu acredito que nós deveríamos ter corridas de 8 minutos para Touring Cars ou introduzir um limite de motor para os Touring Cars quando usada baterias LiPo. Por exemplo: 4.5T quando usar baterias 7.4V LiPo.

8) Hoje em dia nos estamos vendo muitos kits de conversão para converter nitro em elétrico. Você acha que o elétrico é o futuro das corridas de R/C?
Sim, pelo menos para os buggy 1/8 é uma excelente idéia. Os carros ficam mais rápidos, mais controláveis e não tem problema com regulagem de motor, carburador ou pipa.

9) Você está envolvido em algum desenvolvimento ou teste de novo produto neste momento? Você pode nós contar algo a respeito?
Realmente não, mas nós estamos testando algumas partes protótipos para o T2'009 que serão lançadas em breve.

10) Qual é o seu site favorito de R/C?
É o redrc.net

11) Bem, não é um bom assunto mas... Você pode nos contar mais sobre o incidente com Jilles Groskamp? Vocês conversaram a respeito e resolveram o mau entendido?
Tem um relato no meu site sobre o incidente ou incidentes, no DHI CUP. Do meu ponto de vista não tem mau entendido e eu não tenho nenhum interesse em resolver nada. Isso é tudo o que eu tenho a dizer sobre este assunto.

12) Na sua opinião quem é o melhor piloto atualmente e qual é o mais popular?
O melhor piloto de Touring Car julgando apenas suas habilidades naturais eu devo dizer que é Marc Rheinard. Julgando o profissionalismo, capacidade de set-up e demais habilidades eu devo dizer que é Massami Hirosaka sem dúvida nenhuma. O piloto mais popular é provávelmente Atsushi Hara pois ele é muito engraçado, tranquilo e calmo.

13) O que você sabe a respeito do Brasil?
Eu sei que vocês tem uma seleção de futebol muito boa e sei também que vocês tem praias muito bonitas e lindas mulheres.

14) Você é piloto da XRAY. O que você achou do T2'009 comparando ao T2'008? Desde quando você pilota para a XRAY?
Eu sou piloto contratado da XRAY desde 2006. O T2'009 é praticamente o mesmo carro do 008, existe apenas alguns pequenos upgrades.


15) Agora você pilota um XRAY mas nos conte, qual foi o seu primeiro chassis?
Foi um Hong Nor (Ofna) Z-10 Touring Car

16) Alex, obrigado pela sua atenção. Por favor deixe uma mensagem para os pilotos brasileiros.
Se vocês tiverem alguma dúvida sobre set-up ou corrida em geral sintam-se a vontade para entrar em contato comigo.

Fonte: FS MODELSPORT MZ

Nenhum comentário: