sexta-feira, 20 de março de 2009

Bate-papo com Jilles Groskamp.

1) Eu gostaria de apresentar você a todos os pilotos brasileiros. Nos conte mais sobre você.
Meu nome é Jilles Groskamp, 29 anos, nascido em Haarlem, Holanda.

2) Qual é o seu objetivo no R/C? Olhando daqui 10 anos onde você gostaria de estar?
Meu objetivo é melhorar a cada corrida e correr tantas vezes quanto possível viajando pelo mundo todo. Em 10 anos espero estar mais envolvido ainda com o hobby e trabalhando em alguma grande companhia de R/C.

3) Qual a sua idade quando começou no R/C e quem foi que te levou para nosso excelente hobby?
Eu tinha 13 anos quando comecei a competir na pista MACH, na Holanda. Antes disso sempre brinquei na rua com R/C. Em casa nós lemos alguma coisa a respeito do hobby e logo estávamos na MACH vendo uma corrida pois a pista é perto da minha casa.

4) Você agora corre de 1/12, 1/10 nitro e 1/10 elétrico. Você pretende correr com off-road também? Qual é a sua categoria preferida?
Estou correndo de off-road em algumas corridas de menor porte. Minha categoria favorita é o TC elétrico mesmo.

5) A ROAR aprovou as baterias LIPO. Você acha que a EFRA vai aprovar as baterias LIPO também? Você já testou algum pack de LiPo?
Eu acho que ano que vem a EFRA irá aprovar as baterias LIPO por que muitas corridas de menor porte já estão usando-as. Eu fiz alguns testes com LiPo e é muito bom pois você tem muita potência, runtime e é muito fácil de se carregar.

6) O que você acha do conjunto baterias LiPo e motores Brushless?
Para corridas amadoras é fácil de usar e dá para correr sem problemas.

7) Eu fiz uma pergunta para outros pilotos e chefe de equipe. Vou repetir a mesma pergunta para você. Com motores brushless e baterias LiPo nós podemos ir mais rápido e por mais tempo. Então, na sua opinião qual é o limite para as corridas de R/C?
No momento não existe mais nenhum limite. Quando você pega uma bateria LiPo de 5300 mAh com um motor brushless 3.5T você pode ir tão rápido quanto um carro nitro 1/8.
Eles devem limitar as baterias e motores para os pilotos amadores ou deixar as corridas mais longas, aumentando a duração das corridas para 7 minutos.

8) Hoje em dia nós vemos muitos kits de conversão de nitro para elétrico. Você acha que o elétrico é o futuro das corridas de R/C?
Com a LiPo e sistemas Brushless eu acho que o elétrico está tomando o lugar do nitro. Também o regulamento para as categorias nitro sobre combustível e barulho estão cada vez mais criando dificuldades.

9) Você está envolvido com o desenvolvimento ou teste de agum novo produto neste momento? Você pode nos dizer algo a respeito?
Eu estou sempre testando e desenvolvendo produtos para a Tamiya. O novo TRF 416 WE edition foi testado no mundial da Tailândia e a maioria das mudanças no carro foram feitas pelos pilotos da fábrica durante o evento.

10) Qual é o seu site de R/C favorito?
Redrc.net

11) Bem, não é um bom assunto mas...Você pode nos dizer mais sobre o incidente com Alexander Hagberg? Você conversou com ele para resolver o mau entendido?
Sinceramente, eu nunca cheguei a ler o comentáriodele sobre este assunto. Em muitas corridas você pode ter acidentes e algum mau entendido.
No meu ponto de vista você deve conversar com a pessoa na pista depois da corrida e resolver os problemas. Alex não fez isso mas escreveu alguma coisa no site dele e isto na minha opinião não é o certo a se fazer.

12) Na sua opinião quem é o melhor piloto atualmente e qual é o piloto mais popular?
Para mim, Marc Rheinard é o melhor piloto de elétrico no momento e o mais popular é o Atsushi Hara.

13) Nós somos do Brasil. O que você sabe sobre o Brasil?
Eu nunca estive no Brasil mas, a pista do mundial de 2004 parece ser muito boa.

14) Você agora é piloto da Tamiya. O que você acha do TRF416WE comparado com o TRF415?
Eu nunca pilotei o 415 mas a maioria dos pilotos que pilotaram o 415 me dizem que o 416 é muito mais fácil e melhor de se achar o set-up. Coisa que não acontecia com o 415.

15) Nós sabemos que você pilotou para a XRAY, agora para a Tamiya. Você poderia nos dizer qual foi o seu primeiro chassis?
Meu primeiro chassis foi um Tamiya TA01

16) Eu acho que é bom ser mencionado. Por favor, nos diga quem são os seus patrocinadores neste momento?
Tamiya, SpeedPassion, SMC, Much More, Ko Propor, Protoform, CRC, Craft RC, The Border Online Shop, Xenon, Nosram, WAS Racing

17) Jilles, obrigado pela sua atenção. Por favor deixe alguma mensagem para os pilotos do Brasil.
Se divirtam nas corridas.

Nenhum comentário: