quinta-feira, 19 de março de 2009

Fazer ou não fazer, eis a questão!

As baterias LiPo definitivamente estão aqui para ficar. Muitos tinham medo das famosas explosões que aparecem em alguns videos no youtube. Outros achavam que outra tecnologia iria tomar o lugar da LiPo como as baterias LiFePo. Confessamos que nós da FS MODELPSORT MZ chegamos a pensar que a LiFePo seria a bateria da vez.

Conversando com pessoas envolvidas neste ramo, pessoas que entendem do assunto, os mesmos nos disseram que as baterias LiFePo não tem tanta potência quanto às LiPo e sua voltagem iria atrapalhar um pouco nosso mundo do R/C.

Então, com a LiPo se firmando de vez logo após a aprovação das mesmas pela ROAR e caminhando para serem aprovadas pela EFRA e IFMAR não tem jeito... cada um de nós terá uma bateria LiPo cedo ou tarde. E agora? O que fazer?

Primeiro de tudo é preciso ter a sua disposição um carregador de boa qualidade e que tenha a função de carga para LiPo. Um carregador com balanceador incorporado ajuda muito e facilita nossa vida.

Segundo, ler atentamente o manual que vem com cada bateria pois ali tem a taxa de carga que pode ser usada. Nossas baterias de 7.4V podem ser carregadas geralmente com 1C ou 2C. Por exemplo:uma bateria de 5000mAh pode ser carregada com 5A ou 10A no máximo. Algumas marcas aceitam 3C ou seja, no caso da 5000mAh, uma carga de 15A mas no próprio manual já deixam claro que a carga a 3C prejudicaria a vida útil da mesma e não teria nenhuma melhora na performance, pelo contrário. A maioria dos packs recomenda carga a 1C apenas.

Então, tendo o equipamento certo e a taxa correta de carga precisamos ter um "LiPo Pack", "Battery Safe" ou "LiPo Safe" chamem como quiserem mas este item é vital para a nossa segurança e assim como na ROAR, deveria ser obrigatorio em todas as corridas sem importar o nível da mesma, local, estadual ou nacional.

A bateria LiPo não precisa ser descarregada antes de cada carga mas existem procedimentos que podem ser seguidos para melhor performance da mesma. Durante a carga pode ser usado os balanceadores. Um balanceador garante que cada uma das células receba a mesma carga e alcance sua total capacidade de carga.

Cada marca diz uma coisa, umas dizem que não é preciso balancear outras dizem que sim. O que você precisa saber é que balancear a cada carga não prejudica o pack, balancear pelo menos uma vez por mês é algo aconselhável. Nunca balancear pode ser que gere perda de performance.

Outra dica importante é o modo correto de se guardar o pack. A princípio pensavasse que guardar carregado não era algo prejudicial mas conversando com nosso consultor, Oscar Jansen, descobrimos que guardar o pack de LiPo com carga total prejudica sim a performance do mesmo.

O modo correto de se guardar cada pack é com 40% de carga apenas. Guardando com a carga total o pack vai perdendo sua capacidade de carga com o tempo. Armazenando com 40% de carga sua bateria irá durar por muito mais tempo mas lembrem-se, nunca guardem seu pack com menos de 7.4V isso danificaria de vez seu pack.

A partir de 2010 com o uso mais profundo das baterias LiPo e por todos os pilotos TOP do mundo, com certeza as empresas irão evoluir ainda mais e depois deste momento teremos mais dicas sobre o que fazer e o que não fazer com as LiPo.

Então, enquanto 2010 não chega, aproveitem seus packs LiPo e que a força esteja com vocês.

Nenhum comentário: