terça-feira, 5 de maio de 2009

Entrevista com Andy Moore, piloto HB!

1)Acredito que todos os pilotos brasileiros conheçam você mas nos conte mais a seu respeito.
Eu sou um cara de 28 anos que mora na Inglaterra e trabalha para a HPI Europa.

2)Qual é o seu objetivo nas corrida de R/C agoa? Você é um campeão mundial! Olhando 10 anos no futuro onde você espera estar?
Obviamente ganhar um mundial era um sonho meu. Mas agora que eu tenho um título mundial eu quero ganhar outro! Então, espero que daqui 10 anos eu ainda esteja competindo no mais alto nível e com outro título mundial em meu nome.

3)Qual era a sua idade quando começou com o R/C e quem te levou para este nosso grande hobby?
Bem, eu ganhei meu primeiro R/C quando tinha 7 anos de idade e comecei a correr em uma pista local talvez 1 ou 2 anos depois. Eu acho que tinha por volta dos 14 ou 15 anos quando comecei a participar de competições de alto nível.

4)Você agora corre de 1/12 e 1/10 elétrico. Você pretende correr com carros nitro também? Qual é a sua categoria favorita?
Eu corri com carro 1/8 off-road algumas vezes em anos anteriores no Neo Buggy e espero definitivamento tentar e correr mais algumas vezes.

5)Agora a ROAR aprovou as baterias LiPo. Você acha que a EFRA irá aprovar as baterias LiPo logo? Você já testou algum pack de LiPo?
Eu acho que a EFRA já está analisando as LiPo neste momento e acho que estarão aprovadas para as corridas no ano que vem. Eu não testei nenhum atual de LiPo somente a antiga Orion Platinum 4800 antes de ser lançada alguns anos atrás. Na época já era obviu que seria o futuro das baterias no R/C.

6)O que você acha das baterias LiPo e motores brushless?
Eu acho que é a combinação perfeita. Ambos são de manutenção e cuidado muito fácil e com performance fantástica. Este é o pacote ideal para corridas amadoras e iniciantes no hobby.

7)Eu fiz uma pergunta para alguns pilotos e chefes de equipe e eu irei repetir a mesma pergunta para você. Com os motores brushless e as baterias LiPo nos podemos ir mais rápido por mais tempo. Então, na sua opinião qual é o limite para as corridas de R/C?
Eu não acho que nós seremos capazes de ir muito mais rápido com os motores que temos no momento. Se as baterias continuarem essa evolução com cada vez mais potência os motores não serão capazes de suportarem tanta força. Então eu acho que o limite neste momento é o motor.

8)Hoje em dia nós estamos vendo muitos kits de conversão de nitro para elétrico. Você acha que o elétrico é o futuro das corridas de R/C?
Eu não acho não. A maior parte da diversão do nitro é todo o barulho que faz e o fato de se poder regular os motores.

9)Você está envolvido no desenvolvimento ou teste de algum novo produto neste momento? Você pode nos contar algo a respeito?
Eu trabalho para a HPI Europa no setor de pesquisa e desenvolvimento então sempre tem alguma coisa nova e excitante acontecendo!

10)Qual é o seu site favorito de R/C?
Meus amigos da redrc.net!

11)Na sua opinião quem é o melhor piloto de R/C neste momento e quem é o mais popular?
No on-road, eu tenho que dizer que é meu bom amigo Marc Rheinard e no off-road, Jared Tebo parece ser o melhor no momento.

12)Nós somos do Brasil. O que você sabe sobre o Brasil?
Não muito realmente a não ser que vocês são famosos pelo seu time de futebol.

13)Você é piloto da Hot Bodies. O que você achou do Cyclone TC comparado com a versão anterior? Alguma dica para todos os proprietários do Cyclone TC?
É um excelente carro, fácil de regular, fácil de mexer e se comporta bem. Com a versão TC você tem mais opções de regulagem como posição de amortecedor, etc. Você é capaz de fazer uma regulagem fina do seu set-up melhor do que na versão anterior.

14)Você poderia nos dizer qual foi seu primeiro chassis? Com qual chassis você chamou a atenção das grandes equipes?
Meu primeiro R/C naqueles tempos foi um Tamiya FOX e eu acho que eu estav pilotando um Corally 1/12 quando consegui algum patrocínio.

15)Eu acho importante mencionar, por favor, quais são seus patrocinadores neste momento?
Hot Bodies, HPI Racing, Muchmore, Orion, Xenon, EDIT, KO, Hara products e X Gear.

16)Todos os pilotos gostariam de saber quantas hora você passa treinando e como se tornar um piloto patrocinado?
Bem, eu tento treinar uma vez por semana na minha pista local mas nem sempre é possível então basicamente eu treino somente nos grandes eventos e encontros que vou. Eu adoraria ser capaz de testar e treinar mais porém não é possível neste momento. Para se tornar um piloto patrocinado e com apoio de fábrica você precisa ser um bom representante da empresa, uma boa imagem. Claro que você precisa ser rápido mas ser atencioso e dar suporte a outros pilotos é excencial.

17)Todos aqui no Brasil gostariam de saber se é possível viver somente do R/C?
É possível mas, somente poucos conseguem fazer das corridas sua fonte de renda.

18)Andy, muito obrigado pela sua atenção. Por favor deixe uma mensagem para todos os pilotos brasileiros.
Eu gostaria de dizer obrigado por todo o apoio de vocês e eu espero poder visitar todos qualquer dia.

Nenhum comentário: