quarta-feira, 29 de julho de 2009

Paranaense, etapa cancelada!

Chuva estraga a festa e a etapa foi cancelada. Foram 14 pilotos que confirmaram a inscrição para correr a Categoria PRO e incríveis 13 inscrições para a Categoria Light. Tantos pilotos na base garantem a continuidade do Campeonato em alto nível para as próximas temporadas.

A frente fria que se instalou sobre o Paraná desde a última semana deixou o clima muito frio e úmido. Chove desde quinta-feira e, apesar de todos os esforços da equipe de organização da etapa, não foi possível concluir a corrida.

Sábado amanheceu muito nublado e com temperaturas muito baixas. Mesmo assim, boa presença de pilotos acertando os carros e se preparando para uma possível disputa em pista molhada. Afinal, o regulamento prevê que, em caso de chuva leve, a corrida pode ser realizada mesmo com pista molhada.

Choveu a noite toda. Domingo a pista tinha inúmeras poças d'água o que obrigou a direção a atrasar o cronograma na tentativa de secar a pista com rodos e soprador. Essas medidas surtiram bom efeito e a pista, aos poucos, foi secando.

Por volta de 10:00 iniciaram-se as tomadas de tempo para composição das semi-finais. A maioria dos pilotos optou por iniciar as tomadas utilizando pneus de borracha, mas a cada volta percebia-se claramente que a pista estava secando, o grip aumentando e que seria possível usar pneus de espuma.

Mais uma vez houve necessidade de se realizar semi-final na Categoria Light. É incrível, pois a cada etapa a quantidade de pilotos participantes cresce e a categoria ganha mais destaque. Tivemos, inclusive, o retorno do piloto Hamilton Jr, Presidente da Dino Racing, a maior equipe de RC da América Latina que já foi, inclusive, Campeão Brasileiro EP Indoor, Categoria Força Livre, a mais rápida. Hamilton, que atualmente é o mecânico do Netinho, não aguentou ficar apenas assistindo a tudo dos boxes e resolveu voltar a pilotar. De cara, já se classificou em terceiro lugar para a final, mas acabou desclassificado por alguma inconformidade na altura do carro. De qualquer forma, seja muito bem vindo de volta Hamilton. Temos certeza que as corridas ficarão, no mínimo, mais divertidas de se assistir por seu estilo Carlos Cunha de pilotar.

As semi-finais da Categoria Light terminaram já próximo do meio-dia e a direção teve que tomar uma difícil decisão: abrir um intervalo para o almoço ou tocar direto sem intervalos? Alguns pilotos preferiam continuar direto pra ganhar tempo, outros queriam o intervalo pra ajustarem melhor o setup, pois a essa altura até um pouquinho de sol já tinha. Prevalesceu o bom senso e optaram pelo intervalo. Afinal, como disse Fabiano Franco: "... se for pra chover de novo, não vai fazer diferença continuarmos agora ou daqui a uma hora. Não haverá tempo para duas semi-finais (PRO) e duas finais (Light e PRO)."

E não deu outra, durante o aquecimento de motores da semi B da PRO a chuva recomeçou fininha, muitos pilotos ainda trocaram para pneu de borracha, mas a chuva foi aumentando até que ficou impraticável para uma corrida e a etapa foi definitivamente cancelada.

Decepção geral nos boxes. Lamentamos profundamente, principalmente pelos companheiros de Santa Catarina que sempre vêm prestigiar o Campeonato Paranaense, mas agora teremos que esperar até o mês que vem, dessa vez na CAAR, que o tempo ajude e tenhamos uma tarde de muita adrenalina, pegas incríveis e muita emoção.

Fonte: CAAR

Nenhum comentário: