terça-feira, 29 de setembro de 2009

Paranaense de nitro já tem seu Campeão!

Curitiba – Hamilton Neto da equipe Dino Racing assegura, com uma etapa de antecedência, o título de Campeão Paranaense de Automodelismo Radiocontrolado – 2009, na categoria PRO. A etapa foi realizada neste final de semana na pista da STAR na Fazenda da Sociedade Thalia no município de Balsa Nova, distante cerca de 50km da capital do estado. Na categoria LIGHT a disputa ainda não está definida, Jorge Salmini continua na liderança com Marcelo Stuani a apenas 4pontos de distância.

Tomada de tempo com duração de 5 minutos, domínio absoluto de Otavio Langowski com 16 voltas e único piloto a baixar dos 19 segundos a volta durante todo o final de semana, seguido de Kiddy Silva e Nicolas Salmini. Apenas os três viraram 16 voltas. Com 15 voltas, nada menos que oito pilotos, separados por 10 segundos, numa clara demonstração da competitividade que atingiu o campeonato deste ano.

Na categoria light, o líder Jorge Salmini, é o único a conseguir 15 voltas. Em segundo ficou o presidente da AJARC de Joinville, Maikon Batista e em terceiro o estreante Eric Comelli.

Semi A com duração de 25 minutos, vitória do piloto Dino Racing, Hamilton Neto, Jonas Ferstemberg acaba em segundo com o mesmo número de voltas, deixando claro que estava confiante em disputar o título até o fim. Nicolas Samini é o terceiro, o pole Otávio Langowski chega apenas em quarto, Lincoln Almeida é o quinto, Clarel Castilhos o sexto, William Capitelli o sétimo.

Semi B, Vitor Ohta vence, Kiddy com o novíssimo Serpent 733 é o segundo, Edson Lima, vencedor da última etapa é o terceiro, Luiz Gonzaga o quarto, Kenedi Quequi o quinto, Edison Gómez, o sexto e Felipe Stuani o sétimo.

Domínio absoluto da equipe Dino Racing ( a maior da América Latina), que mais uma vez leva a maioria de pilotos para a final da categoria PRO.

Final da Pro com duração de 40 minutos, Vitor Ohta assume a ponta, seguido por Kiddy, Nicolas é o terceiro, Netinho o quarto e Jonas o quinto. Era visível que Netinho e Jonas faziam uma disputa particular pelo título. Na volta 15, Otavio Augusto assume a ponta, deixando Vitor e Kiddy para trás. Inicia então, uma constante troca de posições entre Nicolas, Vitor e Otavio pela ponta da prova.

A cada entrada para abastecimento havia mudança na classificação, numa disputa fantástica. Kiddy com problemas mecânicos perde muito tempo no box. A partir da volta 100, vários carros começam a apresentar performance muito ruim devido ao excessivo desgaste dos pneus, o que era esperado. Jonas Ferstemberg demora 59 segundos para fazer a troca e vê suas chances de melhor resultado se definharem. “Não tinha mais como guiar, as rodas estavam no aro, não havia mais pneu” declarou o piloto após a prova. Vitor Ohta é outro que também estava andando no aro.

Otávio Langowski de igual forma, se arrastava pela pista. Nicolas assume a ponta e brilha a estrela do campeão Netinho subindo para a segunda posição a 3voltas do líder. “Sabíamos que o desgaste dos pneus seria fator de definição no resultado da prova, optamos por andar mais lento durante um período, poupando carro e borracha para no final obter um bom resultado. Deu certo” declarou Hamilton Jr., o todo poderoso da Dino e box do filho.

Após um ano de resultados ruins, finalmente uma vitória de Nicolas Salmini (campeão brasileiro de protótipos), Neto é o segundo e conquista o campeonato, Otávio Langowski ainda consegue terminar em terceiro, Vitor Ohta é o quarto, Jonas o quinto, Edson Lima o sexto, Lincoln Almeida o sétimo, Clarel Castilhos o oitavo, Kiddy o nono e Luiz Gonzaga o décimo.

Na categoria light vitória de Marcelo Stuani, Jorge Samini fica em segundo, o catarinense Maikon Batista termina em terceiro, Emir Melhem em quarto, Luis Gustavo sempre regular é o quinto, Rodrigo Veigo é o sexto, Eric Comelli o sétimo e Mateus Albino o oitavo.

Com este resultado a disputa do título da light fica para a próxima etapa que será realizada na pista da CAAR dia 25 de outubro. Para esta prova a equipe Dino dará continuidade ao projeto Piloto Dino Racing. “Estaremos emprestando o carro campeão de 2009 para um piloto convidado participar da prova. O trabalho de box será feito pelo piloto campeão de 2009 da categoria Pro, Hamilton Neto” definiu o presidente.

Lamentável a ausência de vários pilotos de ambas categorias, esperamos que na última etapa, estejam todos presentes.

Fonte: Dino Racing
Fotos: Nilton Ohta

Nenhum comentário: