terça-feira, 13 de outubro de 2009

Taça Portugal, a mais esperada!

Nosso amigo Nuno Gancho mandou direto de Portugal mais uma matéria sobre um evento realizado no início do mês. Mais uma vez obrigado Nuno e vamos a matéria:

No último fim de semana 3 e 4/10/2009 tivemos uma das mais esperada corrida a nível nacional após o fim do Campeonato Nacional 2009, a Taça de Portugal que decorreu na pista de Sintra no C.R.O, clube que tem neste momento nova equipa motivada para melhorar a modalidade no nosso pais.

Tendo realizado no fim de semana anterior o primeiro troféu noturno de 2009, com a surpresa na massiva participação dos pilotos com o objectivo de fazerem os últimos preparativos para a Taça de Portugal.

Na classe de Stock tínhamos a presença do Vice-Campeão do Campeonato Nacional de 2009 Hélder Silva, 3 classificado do Campeonato Nacional 2009 Rui Almeida e um dos favoritos Luis Fidalgo piloto Team driver da Xray, tanto todos à procura de conseguir colocar esta vitoria no seu currículo.

Hélder Silva conseguiu obter a Pole Position deixando a pressão sobre os pilotos da Xray que ficaram na 2 e 3 posição da grelha para as finais.

Hélder silva teve um problema técnico tendo pedido os permitidos 10 minutos para resolver o problema o que obrigou a arrancar da última posição para a 1ª final. Rui Almeida aproveita esta oportunidade e não deixa escapar a primeira final seguido de Luis Fidalgo, deixando toda a pressão do lado do piloto Hélder Silva. Sem pressão e com o carro muto bem afinado a seu gosto, mal se deu o inicio da segunda final Rui Almeida exerceu a pressão sobre Hélder Silva e passou para a primeira posição nunca mais a deixando, tendo ganho as duas primeiras finais o piloto Rui Almeida tornou-se no vencedor da Taça de Portugal na classe de Stock em 2009 sendo o Vice-Campeão da Taça de Portugal Hélder Silva e em 3 Miguel Braga.

Na Classe de Stocks havia muitos pilotos a discutir pelo 1 lugar pois sendo uma das pistas com mais sócios da classe de eléctricos

Na classe de modificados desde o inicio que o piloto João Malveiro não quis deixar margem para esta vitoria lhe escapar sendo este o primeiro ano na escala de eléctrico, já anteriormente Campeão na escala de 10/200, este ano decidiu iniciar-se na escala de eléctricos, tendo nas qualificações como seu maiores oponentes piloto Hugo Miguel várias vezes Campeão na escala de 1/5 e 10/200 a se iniciar na escala de eléctricos e o Bicampeão no Campeonato Nacional e Vencedor da Taça de Portugal de 2008 o Team Driver da Xray Nuno Gancho a tentar o dificultar a vida ao piloto João Malveiro. João Malveiro consegui a pole position vencendo duas das quatro qualificações sendo outra ganha por Hugo Miguel e outra por Nuno Gancho.

João Malveiro arrancou pata vencer e sem nenhuma dificuldade ganhou a primeira final. Na segunda final Nuno Gancho decidiu voltar ao ataque passando para primeiro lugar após a primeira curva mas algo que não durou muito tempo pois tocou num corrector e o carro capotou e ficando com a capa levantada a frente o que impediu de lutar para a vitoria, sendo João Malveiro o vencedor das duas primeiras finais sagrando-se Vencedor da Taça de Portugal 2009.

Ficando só o segundo lugar por decidir, Hugo Miguel, Fernando Cordeiro e Nuno Gancho não quiseram perder a oportunidade de lutar para ficar na história de 2009 e deram grande espectáculo de condução ao publico presente, tendo Nuno Gncho com a vitoria da ultima final sagrado Vice-Campeão da Taça de Portugal 2009 seguido de Hugo Miguel.

No final da Taça de Portugal Xray colocou 4 pilotos nos primeiros lugares: Joºao Malveiro, Nuno Gancho, Hugo Miguel e João Martinho e 5 carros nos 6 primeiros com José Fernando no 6 lugar.

Sendo um excelente ano para a Xray a nível Nacional com o Nuno Gancho a sagra-se Bicampeão Nacional e Vice-Campeão da Taça de Portugal, João Malveiro Vencedor da Taça de Portugal e 3º lugar no Campeonato Nacional, João Martinho com o 4º lugar no Campeonato Nacional e Hugo Miguel com o 5º lugar no Campeonato Nacional, colocando 4 pilotos nos 5 primeiros da classe modificados em 2009.

Na classe de stock consegui com Rui Almeida a vitória na Taça de Portugal e o 3º lugar no Campeonato Nacional, Pedro Canastra com o 4º lugar no Campeonato Nacional, Nelson Santos com o 7º lugar no Campeonato Nacional, Luis Fidalgo com o 10º lugar no Campeonato Nacional e Pedro Pita Campeão Nacional de 2008 em 11º lugar do campeonato Nacional, colocando 5 pilotos nos 11 primeiros da classe de stock.

Agradecemos a presença de todos os pilotos que dignificaram a Xray no Campeonato Nacional e na Taça de Portugal anteriomente mencionados e não esquecer outros pilotos como Gonçalo Alves, Antonio Bento, Luis Carvalho, José Penaforte, Jorge Ângelo e José Silva.


Fonte: Nuno Gancho
Fotos: João Martinho

Nenhum comentário: