sábado, 5 de junho de 2010

Até quando?

O mundo está em uma fase de cercar e banir suas fontes de poluição. Hoje, antes de consciência ambiental é uma moda também. Poluição visual, sonora, etc. tudo está na mira de ongs e órgãos politicamente corretos.

Temos em pontos isolados, algumas, digamos divergências a respeito de nitro e elétrico porém, temos lugares que são exemplos. Curitiba tinha uma boa convivência entre as duas categorias e em São Paulo, na AARC do ABC temos corridas de ambas as categorias com pilotos correndo tanto na GP como na EP assim como o pessoal do Rio de Janeiro também dá o mesmo exemplo(EP = Electric Powered e GP= Gas Powered).

Mas o mundo, está caminhando a longo prazo para uma categoria única, a longo prazo o elétrico será o futuro do R/C. Acreditamos que não o elétrico como se conhece hoje mas podemos apostar que o futuro será um carro elétrico com ares de nitro. Algo mais robusto más impulsionado por motores elétricos e quem sabe até usando a nova tecnologia de célula de combustível.

Na Europa, temos relato de pilotos que afirmam gostar do nitro mas que ficaram impossibilitados de praticar e treinar com este tipo de carro então acabaram se focando no elétrico. As pistas de nitro acabaram se afastando cada vez mais de seus pilotos enquanto abrem pistas de elétrico ao lado de suas casas.

Para nós do Brasil, andar 40 ou 50 km para frequentar uma pista não é algo assim tão perturbador mas para um piloto que mora em um país menor que muitos estados brasileiros viajar 50 km para ir a uma pista é atravessar cidades para praticar um hobby.

Na Califórnia, estado americano referência para muitas leis na área ambiental e de medicamentos já existe uma proibição de motores 2 tempos. Não temos certeza se a lei está aprovada mas existem algumas coincidências que nos levam a crer que realmente tal lei esteja em vigor.

Dificilmente vemos corridas de nitro no estado da Califórnia podem notar... eles sediam o Reedy Race, agora acabamos de noticiar o campeonato americano de off-road 1/8 elétrico e muitos eventos do R/C elétrico. A maioria dos eventos no estado da Califórnia são do elétrico em suas diversas categorias.

O mundo está em uma fase de mudanças e aos poucos irá mudar nossas vidas, nossos costumes, nossos carros e claro, nossos hobbies. As cidades crescem e barulho e fumaça podem ser fatores que levarão o nitro a sua extinção. Não só o nitro mas as pistas de nitro também. Um dos exemplos mais tristes em nossa opinião foi o fim da pista da Estação Carrão.

Uma pista que começou em um parque mais afastado mas com o crescimento da cidade de São Paulo, de repente se viu no meio de prédios e moradores que tanto fizeram que acabaram com a fonte de barulho que perturbava seu descanso dominical e assim, levou ao fim uma das pistas que mais gostávamos.

O ponto é: Nitro está com seus dias contados com certeza mas agora nos resta saber se nós, os hobbystas de hoje, iremos ver seu fim ou isso é algo de longo longo prazo? Deixem sua opinião!

O que você imagina do nosso futuro?

Um comentário:

Diogo disse...

O dia em que eu só puder andar com RC elétrico eu abandono tudo e vou jogar video game, pelo menos vai ter o som que tanto gosto! hehe