domingo, 20 de junho de 2010

Convidado a mudar ou se mudar!

O mundo vem passando por muitas mudanças em todas as áreas e principalmente na área ambiental. É na área ambiental que está o destino de nosso hobby. Infelizmente, nosso hobby sofre com algumas leis que estão entrando em vigor em muitos países do mundo.

A lei mais matadora para nosso hobby é a que rege a poluição sonora, com isso, o nitro está cada vez mais afastado das cidades para se manter vivo. Mesmo com os Inbox, o barulho em alguns lugares penaliza nosso hobby. Claro, motor 2 tempos também é um alvo dos ambientalistas mas isso já teria solução com motores 4 tempos que já existem e poderiam ser melhorados.

As cidades estão crescendo, pistas que eram afastadas hoje se encontram no meio de áreas populosas ou na mira destas áreas. Hoje por exemplo, existem pistas que podem sofrer em breve pois terrenos próximos são atrativos para construtores com seus condomínios fechados de casas de luxo ou sobrados.

A pista que não sai da nossa cabeça é a pista da antiga A.P.A.R.C. - Associação Paulista de Automodelismo Radio Controlado que era situada em um parque municipal ao lado da Estação Carrão do metrô de São Paulo. Pista linda, que deixa saudades até hoje. Estrutura de primeira, pista de alta e técnica ao mesmo tempo.

Esta pista quando foi construída ficava longe de áreas populosas e de repente, se encontrava no meio de prédios, casas enfim, no meio da Zona Leste de São Paulo e claro, carros 1/8 correndo e muita ação nos boxes levaram a população a reclamar e assim a pista encontrou seu fim.

Esta excelente pista, a pista da A.P.A.R.C. era assim:

Agora, a saudosa pista da APARC acabou se tornando apenas uma lembrança da reta principal, ficou assim:

Hoje, as pistas mais centrais só podem ser destinadas ao automodelismo elétrico e o nitro vai acabar se mudando para fazendas e terrenos mais distantes salvo casos como a pista de Santo André que se encontra em uma localização privilegiada e outras pistas que se encontrem em áreas industriais fora isso não tem jeito, estamos sendo convidados a mudar nosso hobby para longe da população urbana.

O que aconteceu com a A.P.A.R.C. pode acontecer com outras pistas então só nos resta a adaptação. Novas pistas em localizações que não sejam foco da população urbana a longo prazo, esta é a nossa solução. Nitro mais afastado e pistas centrais de elétrico.

Nenhum comentário: