terça-feira, 22 de maio de 2012

1ª Etapa do PR de GT2!

Domingo, 20/05/2012, foi um dia para qualquer amante do automodelismo não esquecer! Neste dia foi realizada a 1ª etapa do Campeonato Paranaense 1/8 GT 2012 e a 3ª etapa do Paranaense 1/10 200mm Nitro. Foi mais um evento de sucesso do RC On Road paranaense reunindo as duas categorias do 1/10, light e pró, mais os aficcionados da 1/8 GT. A pista da Fazenda Thalia "ferveu" desde cedo com a presença de 11 pilotos com seus GT's e 14 pilotos da 1/10, sendo 5 deles vindo de Santa Catarina para prestigiar nosso campeonato.

Vamos a algumas pinceladas de como foram as disputas:

1/8 GT
No grid só tivemos, realmente, um único estreante no campeonato que foi o Luckyan Quintino e que disputou as duas copas do início do ano. O Carlos Henrique Lankowski foi quase um estreante, pois ele participou da 1ª etapa do campeonato do ano passado e esperamos que este ano participe de todas elas. O mesmo podemos esperar do Marcio Sanita para este ano - participe de todas as etapas possíveis.

A tomada de tempo foi iniciada quase ao meio dia e o dono da pole foi Marcos Silva, seguido de Synnuhê Ramos e Carlos Henrique Lankowski, retornando a uma competição da GT. Com o 8º tempo ficou Felipe Kaviski, vencedor da Copa Alpha realizada em março nesta mesma pista.

Com este resultado dava para esperar uma disputa entre os 3 primeiros mas os Deuses das pistas não os favoreceram. Como sempre a disputa foi acirrada e Marcos Silva cravou a melhor volta do dia com 20,839 seguido do Felipe com 20,882. A primeira bateria foi dominada pelo Felipe Kaviski, que largando em 8º e já ao final da primeira volta passava em 1º, não perdendo esta posição até o final. A segunda e terceira posições foram disputadas pelo Marcos Silva e Synnuhê Ramos até que na volta 33 o Ofna do Marcos quebrou e a luta ficou entre Ramos e Bráulio, seguidos pelo Dalcol. A sorte estava ao lado dos parnanguaras e na volta 55 foi a vez do Ramos ter problemas, cedendo a posição para Bráulio e Dalcol ficando com o 4º lugar.

A segunda bateria foi outro passeio do Felipe, largando em 1º e não largando o osso até a bandeirada de chegada. Desta vez seu perseguidor foi Francis Soppa que largou em 7º e assumiu a 2ª posição já na primeira volta, tendo revezado esta posição com Marcos Silva até que este parou na volta 51. A partir daí Francis assumiu a 2ª posição, Bráulio a 3ª e Carlos Henrique e Dalcol disputaram a 4ª posição, sendo que Carlos Henrique ganhou a posição na última volta.

Como previ em artigo sobre a Copa Alpha, Felipe Kaviski é um sério candidato ao título de 2012! É o coelho a ser perseguido!

Após computados os resultados das duas baterias a classificação da etapa e do campeonato ficaram assim:

1/10 Pró e Light
Ambas categorias como sempre muito rápidas e competitivas. O nível dos pilotos da light está muito bom e estão andando muito, dentre eles se destacam Raphael Posnik, Maurício Arruda e Emir Mellhen. Na final da light o Mauricio dominou a prova desde o início, sendo perseguido pelo Raphael Posnik e terminou a prova se "arrastando" e controlando seu adversário. Acabada a prova, além do problema mecânico, o carro do Mauricio teve um problema com a vistoria e a prova acabou com o Raphael Posnik em 1º, Emir em 2º, Rodolfo Souza em 3º e Marcio Cichella em 4º.

Na pró foi um passeio do Edson Lima, o Taxista Voador, seguido de Kiddy Silva e Nicolas Dias, de Santa Catarina. O quarto lugar ficou com Rodrigo Veiga e William Capitelli não conseguiu completar a prova.

O domingo encerrou-se com a premiação dos vencedores e a sensação de satisfação em todos que participaram. A presença dos companheiros de Santa Catarina valorizou a etapa e esperamos a presença deles nas próximas etapas, não só na 1/10 como na 1/8 GT.

Fonte: Luiz Gustavo

Nenhum comentário: