sexta-feira, 20 de julho de 2012

Pode jogar no lixo sim!

Ao contrário das baterias de NiCd, baterias de lítio-polímero são ecologicamente corretas. Por razões de segurança, é melhor que as células LiPo sejam totalmente descarregadas antes da eliminação (no entanto, se estiver  fisicamente danificada, não é recomendado descarregar antes da eliminação - veja os detalhes abaixo). 

As baterias também devem estar em boas condições para prosseguir com a eliminação, veja as instruções. 

Para a eliminação de células LiPo e pacotes: 

1. Se qualquer célula LiPo no pacote tenha sido danificado fisicamente, resultando em uma célula inchada ou uma divisão ou rasgo na cobertura de uma célula folha, NÃO descarregue a bateria.Vá direto paraa o passo 5. 

2. Coloque a bateria LiPo em um recipiente à prova de fogo ou um balde de areia. 

3. Conecte a bateria a um descarregador de LiPo. Defina o corte de descarga (tensão) para o menor valor possível. Definir a corrente de descarga para um valor C/10, com "C" sendo o avaliação da capacidade da embalagem. 

Por exemplo, o "1C" para uma bateria de 1200mAh é 1.2A, e um valor que bateria C/10 corrente é (1.2A / 10) pode ser usado, tal como um resistor de alimentação ou o conjunto de lâmpadas, enquanto a corrente de descarga não exceder o valor C/10 e causar uma condição de superaquecimento. 

Para pacotes de LiPo nominal de 7.4V e 11.1V, ligar um resistor de 150 ohm com uma potência de 2 watts (comumente encontradas em lojas de material eletrônico) também pode conectá-lo a um sistema ESC / motor  permitindo que o motor funcione indefinidamente até não restar mais carga.  

4. Descarregar a bateria até que a tensão atinge 1.0V por célula ou menos. Para as descargas do tipo resistivo, descarregue a bateria por até 24 horas. 

5. Mergulhe a bateria no balde ou outro recipiente com água salgada. Este recipiente deve ter uma tampa, mas não precisa ser hermético. Prepare um recipiente de plástico (não use metal) com água fria e misture com 1/2 xícara de sal para cada 3 litros de água. 

Coloque a bateria na água salgada. Deixe a bateria no recipiente por pelo menos 2 semanas. 

6. Remova a bateria LiPo da água salgada, embale-a em jornais ou toalhas de papel e jogue normalmente no lixo. Depois deste processo elas estão seguras para irem para o aterro sanitária de sua cidade.

Fonte: Thunder Power

Nenhum comentário: