segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A fera foi revelada!


Algum tempo atrás mostramos uma foto do que poderia ser o novo XRAY T4 e pelo que vimos, a nossa foto não estava longe da verdade. 

Finalmente o  carro  foi  revelado, seu preço ainda não mas podemos afirmar que no brasileiro vai ter XRAY T4 andando.

É a 4ª geração de um carro sempre muito bem conceituado, a evolução da tão boa e bem sucedida plataforma T3. A geração do T3 foi uma excelente plataforma com seus T3, T3'11 e T3 2012 e agora para substituir só poderia ser o XRAY T4 e não se espera nada dele que não seja superior seus irmãos mais velhos.

O novo XRAY T4 tem um chassis novo, upperdeck novo, torres de amortecedores mais baixas visando assim um CG ainda mais baixo do carro. Novos  bulkheads, fixação do motor reformulada e agora livre daquele jeito chato de regular motor com chave no meio da coroa, novo sistema de direção e agora o sistema de fixação do servo livre do infeliz e indesejável "tweak" do chassis vem como item de série e reformulado.

O lado bom para quem vende é que poucas peças foram totalmente reformuladas. Todo o sistema de drive-train se manteve o mesmo com polias centrais de 20T, polias dos diff de 38 e ratio interno de 1.9. Claro que com as mesmas polias as correias são as mesmas também.

Na traseira, os uprights agora são os HARD que eram opcionais no T3 mas a geometria da peça continua a mesma. O para-choque ficou mais fino para acolher melhor a bolha mas com todas esta mudança o que mais chama a atenção são os novos amortecedores e molas.

Depois de mais de 10 anos pedindo por amortecedores de alumínio a XRAY lança o seu XRAY T4 com corpo de alumínio e no total, o amortecedor ficou 8mm menor.  Agora temos novas molas menores e na traseiras as famosas molas progressivas. Claro que ganhamos um item que sempre pedimos e perdemos outro que era tão apreciado e muito útil nas regulagens... os novos amortecedores não tem mais o sistema de regulagem de furos sem desmontar o pistão inteiro.

Agora vamos esperar para saber preço e performance... e para testar a performance onde melhor do que no Campeonato Brasileiro de 2012?

Nos vemos nas pistas e fiquem ligados no novo XRAY T4.

Fonte: XRAY

Nenhum comentário: