sábado, 21 de março de 2020

19 x 0 para o vírus!

Estamos hoje todos em quarentena, nossas pistas fechadas em respeito a seus associados e outras pessoas que nos ajudam a manter a pista funcionando. Não vamos falar de COVID-19 pois tenho certeza que todos estão mais do que cientes do que é, do que pode acontecer e o que precisa fazer a respeito.

Mas vamos pensar qual será o efeito do COVID-19 em nosso hobby. O efeito na economia também já temos uma idéia ou até mesmo, estamos passando pelo efeito enquanto lemos este artigo. O efeito econômico no hobby é claro e obvio pois se todos estamos com nossas empresas fechadas ou com movimento extremamente reduzido teremos uma grande perda de nossas receitas ou em casos extremos até mesmo reduzir a zero.

Então já sabemos o efeito do COVID-19 em nós, seres humanos. Também temos idéia do efeito em nossa economia mas em um cenário onde todos sobrevivemos e economicamente arranhados apenas temos outro ponto a pensar, nosso hobby.

Campeonato Brasileiro de Nitro Onroad adiado, Pré-mundial adiado, Campeonatos regionais adiados e não temos idéia de quando iremos retomar. Teremos o Mundial aqui no Brasil? Não sei não!

Pense em alguns itens do seu R/C que não são produzidos na China. Pensou em poucos ou quase nenhum correto? Aliás, se for praticante do Nitro até consegue pensar em motor, pneu, bolhas, chassis.

Vamos começar pelo EP,  nossos ESCs, motores, baterias, carregadores, alguns chassis, algumas marcas de bolhas e muitos opcionais são fabricados na China. A China parou, fechou suas fábricas e agora está retomando sua produção mas já temos no mundo falta de produtos.

Você corre de EP, gosta da Hobbywing? No momento não temos produtos na Hobbywing America, nosso Hobby vai enfrentar uma falta generalizada de produtos e isso poderá afetar a continuidade do hobby este ano. 

Lembre, neste momento estamos falando de um cenário pós COVID-19 no Brasil. Todos sobrevivemos, etc lembra? Então, você pode dizer: "Sou praticante do nitro" e agora pense. Seu motor é fabricado em que país? O pneu de espuma que você usa é fabricado onde? Sua bolha, vem da onde?

Então esse COVID-19 está mexendo com nossas vidas e vai mexer com a nossa válvula de escape logo logo. O mundo está parado, Itália que fabrica a maioria das marcas de motores, pneus e bolhas de nitro está um caos. Toda cadeia de produção afetada na Europa.  Estamos em uma quarentena e teremos uma quarentena forçada do hobby após a tormenta. 

Agora? Qual reação esperar do mercado? Com demanda e pouca oferta, irão se aproveitar da situação? Após tudo isso, iremos ver nosso hobby com os mesmos olhos? Sabemos, hoje, agora, que nosso hobby é algo supérfluo mas vamos sair dessa e iremos todos ter o desejo de retomar a vida e nesta hora o hobby será retomado.

Agora, depois de tudo isso o que pensar? 

- Dólar girando em torno de R$5,00;
- Produção afetada na China;
- Europa um caos;
- Estados Unidos entrando na crise e
- Brasil não havia nem saído da crise e agora vai entrar em outra pior.

E agora José? 

Nenhum comentário: